Menos de 8% dos brasileiros acreditam que os meios de comunicação defendem interesses da população

Por Edgley Cassiano Delgado

Democratização da comunicação
Marco legal da democratização da comunicação brasileira.

Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, 87% dos brasileiros entrevistados acreditam que a mídia representa os interesses dos próprios donos, dos que têm mais dinheiro e dos políticos. Os números demonstram o quanto as grandes mídias servem aos interesses particulares em detrimento das necessidades de comunicação da população.

A comunicação e, especificamente, o jornalismo como setor informativo para a sociedade exercem forte poder sobre as pessoas em suas tomadas de decisão e interações. Um aspecto que os brasileiros passaram a perceber nos últimos, de acordo com a pequisa, é que a comunicação se reveste de interesses diversos, mesmo quando assume um discurso de comprometimento com a grande massa.

A centralização dos meios de comunicação do Brasil pode ser vista pela quantidade de grupos de mídia existentes no país que são proprietários dos seus respectivos veículos de comunicação. Esta realidade demonstra a importância de uma democratização da comunicação brasileira.

Há uma área de conflitos profundos, onde os interesses são sutilmente postos naquilo que é publicado – vinculado. No entanto, esta realidade nos faz observar o quanto precisamos participar do debate a respeito da mídia como forma de democratizar o acesso e a utilização deste meio para o fortalecimento da vida social em suas múltiplas situações. O setor de comunicação é garantia de poder, de influência e de transformação social, mas como nos diz a religiosa paulina irmã Joana Puntel, o povo está à margem da sua produção e, em muitos casos, da sua apropriação devida. Por isto, diversas entidades e parlamentares participam deste debate.

Para expressar
Logomarca de divulgação das manifestações pela democratização da comunicação.

Continuidade da matéria:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s